O Portal de Dados Abertos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre tem o objetivo de tornar o governo municipal mais aberto, fomentando a Transparência Pública. Os dados disponibilizados têm livre permissão de uso e reuso das bases, as quais devem ser legíveis por máquinas e estarem disponíveis em formato aberto (.csv). As bases de dados devem conter os seus respectivos dicionários de dados (metadados) com informação suficiente para a compreensão e eventuais ressalvas quanto à sua qualidade e integridade. Além disso, devem conter a designação clara do responsável pela publicação, garantindo confiabilidade, atualização, evolução e manutenção de cada base de dado aberta.
Estes dados podem servir como matéria-prima para estudantes, desenvolvedores, jornalistas, pesquisadores, empresários e outros que tenham interesse em criar, de forma colaborativa, serviços à comunidade. O propósito central é melhorar a gestão, incentivando a inovação e o empreendedorismo, permitindo que desenvolvedores criem plataformas web, aplicativos e softwares que ajudarão a cidade e seus moradores como um todo, gerando colaboração entre governo municipal, empresas, desenvolvedores e cidadãos.
A gestão do Portal de Dados Abertos cabe a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria – SMTC, conforme estabelecido nos Decretos 19.990/2018 e 20.315/2019. Para mais informações, dúvidas ou sugestões, você pode entrar em contato com a Diretoria-Geral de Transparência Pública da SMTC:
Rua Siqueira Campos, 1300 / 10º andar, sala 1050
Telefone: (51) 3289-1579